Sobre o EVENTO


Na 14ª edição da Palestra Milton Vargas da ABMS, que já está rodando o Brasil, o professor e ex-presidente da ABMS, Waldemar Hachich, abordará o tema “Segurança, confiabilidade e riscos em obras geotécnicas”. No total, serão visitados mais de 10 estados. “Este é o tema em que tenho trabalhado a vida inteira e sinto-me muito honrado de ser reconhecido e indicado para proferir a Palestra Milton Vargas deste ano”, afirma Hachich. “Minhas expectativas são as melhores possíveis!”.

Se inscreva no EVENTO clicando aqui

INFORMAÇÕES


Data e Horário

15/10/18, às 14:00hrs

Local

Auditório Prof. Newton da S. Maia - Centro de Tecnologia e Geociências - UFPE( Av. da Arquitetura, s/n - Cidade Universitária, Recife - PE, 50740-550)

Certificado

Serão emitidos certificados para todos os participantes.

Retire seu certificado clicando aqui

PALESTRANTE


Waldemar Hachich é engenheiro civil e mestre em engenharia de estruturas pela Escola Politécnica da USP (Poli-USP). É doutor em engenharia geotécnica pelo Massachussets Institute of Technology (MIT). Foi presidente da ABMS entre 2001-2004, vice-presidente da Sociedade Internacional de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ISSMGE) para a América do Sul entre 2005 e 2009 e editor da revista Soils and Rocks entre 2013 e 2016.

Leciona na Escola Politécnica da USP desde 1973, onde atualmente é professor titular. Também atua em dois comitês técnicos internacionais da ISSMGE: TC304 – “Engineering Practice of Risk Assessment and Management” e TC306 – “Geo-Engineering Education”, do qual foi presidente entre 2013 e 2017. É editor e co-autor do livro “Fundações: Teoria e Prática” (Editoria Pini, 1996). Seus interesses profissionais e acadêmicos dirigem-se prioritariamente para métodos analíticos, numéricos e probabilísticos em Geomecânica e para riscos, confiabilidade e decisões em Engenharia Geotécnica.

Programação


Para compor o tema, Hachich irá apresentar a palestra em duas partes: conceitual e prática. “Vou tratar de aspectos conceituais que precisam ser considerados para se fazer uma análise de riscos cujos resultados sejam confiáveis, e apresentar uma série de casos práticos de decisões de engenharia pautadas por essas análises, fruto do trabalho, meu e de outros colegas, ao longo dos anos”, adianta.

O desenvolvimento histórico dos processos de verificação e garantia da segurança em engenharia geotécnica será também brevemente revisto, bem como a interpretação dos indicadores de segurança adotados e os riscos a eles associados, inclusive aqueles de origem não necessariamente geotécnica.

Caminhos para a evolução da análise de confiabilidade e da gestão de riscos de obras geotécnicas serão apontados.

APOIO


UFPE

GEGEP